Mudança de Hábito

"Atitude é uma pequena coisa que faz uma grande diferença" (Clarice Lispector)

30/10/2012

Lixo eletrônico



         O lixo eletrônico não se refere exclusivamente aos incômodos spams que recebemos em nossas caixas de e-mail. Ele é real e incomoda muito mais que as mensagens virtuais. É o custo alto que o desenvolvimento tecnológico nos impõe. Porém há formas corretas de descartar pilhas, baterias e equipamentos eletrônicos sem causar danos ao meio ambiente.
       Veja na tabela periódica alguns elementos que são utilizados na fabricação de produtos eletroeletrônicos podendo contaminar o solo e a água com metais pesados se forem descartados incorretamente ou  contaminar a atmosfera se forem incinerados. (clique nos que estão em azul para visualizar os nomes):













Atividade 8


- Quais são as opções de descarte adequado do lixo eletrônico em seu município?  
Em quais eletroeletrônicos encontram-se o mercúrio, o chumbo e/ou o silício? Qual é a ação desses elementos no meio ambiente e à saúde?
- Pesquise e divulgue os resultados para orientar e conscientizar a população.

Resultado da atividade

28/10/2012

Aterro sanitário x lixão

Lixão da novela Avenida Brasil, Rede Globo, 2012

              De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos a partir de 2014 os lixões do Brasil serão apenas 'coisa de novela'. A Lei 12.305/10, torna obrigatório o fim dos lixões até 2014 e a substituição por aterros sanitários. Além disso, para receber recursos do governo federal para as ações de saneamento, os municípios precisarão apresentar um plano de gestão de resíduos sólidos. Ou seja, a geração de resíduos sólidos deverá ser reduzida por meio da reciclagem, diminuindo a quantidade de lixo que chegará aos aterros sanitários.
              Você sabe para onde vai o lixo de Sertãozinho?
Atividade 7
O grupo fará uma reportagem sobre o destino dado ao lixo de Sertãozinho, destacando como é feita sua manutenção, a quantidade de lixo recolhida diariamente, as opções que o município oferece hoje e/ou deverá oferecer até 2014 para incentivar as ações de reciclagem se adequando à lei 12.305/10, entre outras informações que julgar importantes.
Saiba mais sobre a Gestão de Resíduos Sólidos. Clique aqui.

A odisseia dos patinhos


          Em 1992, em meio a uma tempestade, um contêiner caiu no mar e espalhou 28.800 brinquedos de borracha entre patinhos, tartarugas, sapos e castores. Até hoje, 20 anos depois,  esses bichinhos são encontrados nas praias de diversas partes do mundo levados pelas marés; por isso tornaram-se objeto de pesquisa de cientistas que estudam as correntes marítimas.
         Entenda melhor essa história através do infográfico da Revista Época. Clique aqui.

Atividade 6
O lixo não desaparece quando é jogado no mar ou nos rios. Qual o caminho que um patinho de borracha percorreria se fosse jogado no córrego que corta a cidade? Pesquise e crie uma reportagem buscando conscientizar a população sobre o que acontece com o lixo jogado no córrego.

10/10/2012

Lacres de latinhas: lenda urbana?

Os lacres das latas de alumínio são muito cobiçados no artesanato:




Mas além dessa utilidade, uma história sobre a troca de lacres por cadeiras de rodas ronda a internet.

Atividade 5
Pesquise e faça um texto para o blog comprovando se a atitude solidária existe mesmo ou não passa de lenda urbana. Se for verdade comece uma campanha para juntar os lacres necessários. Se a história não for real, encontre outra utilidade para os lacres.

08/10/2012

Repensar: coleta seletiva

Por todos os locais públicos por onde andamos encontramos as lixeiras coloridas da coleta seletiva.

Agora pense:
- Para onde vão os resíduos recolhido dessas lixeiras?
- Em uma escola, todas essas cores são necessárias?
-Em sua cidade as lixeiras coloridas ajudam a minimizar o problema do lixo? Por quê?

Atividade 4
Após pesquisar, o grupo fará uma postagem com fotos e informações que respondam às questões levantadas.

Resultado da atividade

Separe o lixo orgânico




      Mas a casca da banana não precisa necessariamente ser jogada fora. Pode virar um doce, como nesta receita do site Tudo Gostoso.

 Doce de casca de banana

Ingredientes  
Cascas de 6 bananas
1 copo de açúcar
Cravo, canela e baunilha, a gosto  
Modo de fazer 
  1. Retire as pontas das cascas, lave-as e coloque para cozinhar com água suficiente para cobrí-las
  2. Depois de cozidas, espere esfriar e triture no liquidificador com a água do cozimento
  3. Despeje esse creme em uma panela, junte o açúcar e leve ao fogo baixo até o doce apurar
  4. Por último, acrescente o cravo, a canela e a baunilha.

    Atividade 3
    Encontre ou crie uma receita culinária utilizando cascas, folhas, talos ou outras partes de vegetais que normalmente são jogados fora. A receita testada pelo grupo terá uma postagem no blog acompanhada de fotos. Os colegas de classe dirão se realmente ficou boa.

07/10/2012

Garrafas PET




Muita coisa pode ser feita com as garrafas PET:



Atividade 2
Construa um objeto com garrafas PET que tenha utilidade prática, não pode ser apenas decorativo. Fotografe as etapas para fazermos um passo-a-passo no blog. Observe as dicas para o encaixe das garrafas:


06/10/2012

Filme Wall_E


Sinopse e detalhes


Após entulhar a Terra de lixo e poluir a atmosfera com gases tóxicos, a humanidade deixou o planeta e passou a viver em uma gigantesca nave. O plano era que o retiro durasse alguns poucos anos, com robôs sendo deixados para limpar o planeta. Wall-E é o último destes robôs, que se mantém em funcionamento graças ao auto-conserto de suas peças. Sua vida consiste em compactar o lixo existente no planeta, que forma torres maiores que arranha-céus, e colecionar objetos curiosos que encontra ao realizar seu trabalho. Até que um dia surge repentinamente uma nave, que traz um novo e moderno robô: Eva. A princípio curioso, Wall-E logo se apaixona pela recém-chegada.

Título originalWALL·E
DistribuidorDISNEY / BUENA VISTA
Ano de produção2008


Fonte: Adoro Cinema

Atividade 1
Assistam ao filme e façam uma resenha crítica relacionando-o com a realidade de nosso meio ambiente. Ilustre o texto com imagens reais que lembrem as situações do filme.

Veja o resultado da atividade

05/10/2012

Como deixar recados no blog

           


1- Anônimo - clicando nessa opção, você publica seu recado tranquilamente, basta copiar a palavra de verificação. A desvantagem é que sem identificação o dono do blog não terá como enviar uma resposta direta. Então, se fez uma pergunta, volte ao blog para ler a resposta deixada.






2- Nome/URL - Escreva seu nome e deixe o espaço para URL em branco. Nessa opção também não há como contactá-lo diretamente, volte ao blog para ver a resposta. Se possuir um site ou blog, digite o endereço no espaço da URL, assim quem clicar em seu nome será direcionado ao seu domínio.










3- Conta do Google - Se você possui um blog, escolha essa opção e faça o login na caixa que abrir com e-mail e senha de seu blog. Nesse caso, seu nome se transformará num link direcionado ao seu blog.