Município Verde Azul
Por que Sertãozinho não tem o selo?

O governo de São Paulo lançou em 2007, o selo Município Verde Azul, um projeto ambiental inovador da Secretaria de Meio Ambiente do Estado que tem como objetivo fazer com que os municípios gerenciem seus recursos naturais, criando políticas próprias. Assim o Governo estadual e o municipal trabalham com o mesmo objetivo, pois sem a participação do poder público local, não se vence o enorme desafio do aquecimento da Terra.
O governo estadual passou a ter os municípios como fortes parceiros. A participação de 645 municípios do Estado de São Paulo se deu a partir da assinatura de um ‘protocolo de intenções’ que propõe dez diretivas ambientais. A adesão é voluntária e o protocolo foi assinado por 614 municípios paulistas.
As diretivas, visam a conscientização, a informação e o esclarecimento da população, buscando uma participação ativa da sociedade. São elas:
- Esgoto Tratado
- Lixo Mínimo
- Recuperação de Mata Ciliar
- Arborização Urbana
- Educação Ambiental
- Habitação Sustentável
- Uso consciente da água
- Diminuição da poluição do ar
- Estrutura ambiental
- Conselho de meio ambiente, onde os municípios concentram os seus esforços na construção de uma agenda ambiental efetiva.
Como se pode observar, vários dos itens estão relacionados direta ou indiretamente com a ‘água’ e o município é avaliado todo ano pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente através de critérios que verificam se estão sendo cumpridas as diretivas propostas. Infelizmente, desde que o selo foi criado, Sertãozinho só tem caído no ranking dos municípios que atendem aos requisitos exigidos:
Classificação 2008 - 129º
Classificação 2009 - 184º
Classificação 2010 - 463º
Mas embora haja muito ainda para se fazer, o Secretário de Meio Ambiente do município, Sebastião Macedo, garante que as providências estão sendo tomadas e em breve também poderemos ser reconhecidos por nosso cuidado com o meio ambiente:
“O selo do Município Verde Azul exige que se cumpra um ranking de tarefas, uma delas é o tratamento de esgoto. A partir deste ano, quando Sertãozinho começar a tratar o esgoto e também fizer a coleta seletiva de lixo eletrônico, óleo domiciliar e outros, conseguiremos adquiri-lo.”
EE Anna Passamonti Balardin
1º ano C – Ensino Médio
2 comentários:
Grupo- Os Afavores. 3ºA
Grupo Árvores 3°C
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante. Deixe seu comentário.