Em Sertãozinho o descarte do lixo reciclável de qualquer tipo, inclusive embalagens longa vida, ocorre no bairro Alvorada, na rua Dr. Olidair Ambrosio n° 3477. São recolhidos todos os tipos de materiais secos, ou seja, plásticos, vidros, papeis e metais, que bastam ser colocados em uma caixa ou saco para se diferenciar do lixo úmido, e são levados ao Centro de Reciclagem sendo que cada material é separado por cor e textura.
Segundo o coordenador da Cooperativa José Carlos, esses materiais são recolhidos através de dois caminhões que passam diariamente nos bairros: Inocoop I e II, Centro, São João, Nova Sertãozinho, Alto da Semar, Bandeirantes, Shangri-lá e Cohab I, II e III (embora os moradores de alguns desses bairros desconheçam essa informação). Fora o caminhão que passa nas escolas durante a semana (informação esta também desconhecida por moradores e alunos) e em algumas empresas de quinta e sexta.
Depois de separados, os materiais são levados para terceiros, mandados por quinzena. Cada produto tem seu valor de venda que varia de acordo com a necessidade da fábrica, assim como as mercadorias no mercado que sobem e descem o preço diariamente.
As sacolinhas plásticas, aquelas motivo de grande debate, é um produto que deveria ser reciclado, porém infelizmente não há um fim definitivo, e se misturada com outros tipos de plástico chega a comprometer a qualidade do material.
As sacolinhas plásticas, aquelas motivo de grande debate, é um produto que deveria ser reciclado, porém infelizmente não há um fim definitivo, e se misturada com outros tipos de plástico chega a comprometer a qualidade do material.
Fundada há quatro anos, o Centro recolhe apenas 10% do lixo reciclável da cidade, contando com maquinários como prensas e o trabalho manual de dezessete mulheres. O que falta para que se recolha os demais 90% do lixo, é o espaço de armazenamento dos materiais que, nesse caso, ainda é pequeno e a falta de divulgação do projeto, se baseando no fato de poucas pessoas estarem cientes da coleta.
Grupo Os Afavores, 3ºA
9 comentários:
Grupo Camaleões 3°A
Anjos da Natureza 3°A
Samambaias, 3°C
Grupo: Árvores 3° C
mandrágora 3°B
CLOROFILADOS
Este texto foi muito importante para se esclarecer o trabalho da cooperativa e do fim dos lixos recicláveis em Sertãozinho. È uma pena que este tipo de projeto não seja divulgado para a maioria da população que por falta de conhecimento não recicla seu lixo, acreditamos que trabalhos como esses onde além de ser divulgado os projetos, podemos conscientizar ainda mais a sociedade esperando que ela comece a colocar em pratica o que vem sendo visto em relação a atitudes favoráveis ao meio ambiente como a reciclagem do lixo e aproveitamento de embalagens ciente do nosso consumo.
Pineapple 3ºC
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante. Deixe seu comentário.