Mudança de Hábito

"Atitude é uma pequena coisa que faz uma grande diferença" (Clarice Lispector)

19/04/2013

Embalagens Longa Vida

    
      
      Em Sertãozinho o descarte do lixo reciclável de qualquer tipo, inclusive embalagens longa vida, ocorre no bairro Alvorada, na rua Dr. Olidair Ambrosio n° 3477. São recolhidos todos os tipos de materiais secos, ou seja, plásticos, vidros, papeis e metais, que bastam ser colocados em uma caixa ou saco para se diferenciar do lixo úmido, e são levados ao Centro de Reciclagem  sendo que cada material é separado por cor e textura.


      Segundo o coordenador da Cooperativa  José Carlos, esses materiais são recolhidos através de dois caminhões que passam diariamente nos bairros: Inocoop I e II, Centro, São João, Nova Sertãozinho, Alto da Semar, Bandeirantes, Shangri-lá e Cohab I, II e III (embora os moradores de alguns desses bairros desconheçam essa informação). Fora o caminhão que passa nas escolas durante a semana (informação esta também desconhecida por moradores e alunos) e em algumas empresas de quinta e sexta.



       Depois de separados, os materiais são levados para terceiros, mandados por quinzena. Cada produto tem seu valor de venda que varia de acordo com a necessidade da fábrica, assim como as mercadorias no mercado que sobem e descem o preço diariamente.


      As sacolinhas plásticas, aquelas motivo de grande debate, é um produto que deveria ser reciclado, porém infelizmente não há um fim definitivo, e se misturada com outros tipos de plástico chega a comprometer a qualidade do material. 

      
     Fundada há quatro anos, o Centro recolhe apenas 10% do lixo reciclável da cidade, contando com maquinários  como prensas e o trabalho manual de dezessete mulheres. O que falta para que se recolha os demais 90% do lixo, é o espaço de armazenamento dos materiais que, nesse caso, ainda é pequeno e a falta de divulgação do projeto, se baseando no fato de poucas pessoas estarem cientes da coleta.
Grupo Os Afavores, 3ºA
                                                                       
Pâmela e Adelson com a Profª Silmara
            Veja  a atividade proposta

9 comentários:

Realmente esse trabalho não está sendo divulgado! e sem alcançar todos os bairros. Essa postagem nos trouxe informações que não tínhamos conhecimento, se esse trabalho do centro de reciclagem fosse maior e pudesse receber ,muito mais lixo, as pessoas estariam mais conscientizadas fazendo assim a separação de todos esses resíduos secos deixando a cidade cada vez mais limpa.

Grupo Camaleões 3°A
 
O texto retrata que ha uma fundaçao qye recolhe uma certa quantidade de lixo reciclavel, so que muita gente nao tem conhecimento ainda desse projeto.

Anjos da Natureza 3°A
 
Verdadeiramente essa informação sobre a coleta seletiva é desconhecida pela maioria da sociedade. É um trabalho muito importante para a cidade, porém deveria ser feito com mais seriedade e frequencia e em todos os bairros da cidade!
 
Foi muito útil as informações dadas neste trabalho, já que a maioria destas,como o local onde fica a cooperativa era desconhecido para muitos, inclusive para nós do grupo Samambaias. As imagens também facilitaram para entendermos como funciona o trabalho de separação.E deixou claro que a nossa cidade ainda tem alguns aspectos para melhorar, já que somente 10% do lixo reciclável é recolhido da cidade.

Samambaias, 3°C
 
Esse fato que só 10% do lixo é reciclado mostra a falta de conscientização da população por carência de informação dos órgãos responsáveis.
Grupo: Árvores 3° C
 
Grupo : Árvores 3°C
Em sertãozinho é muito importante essa cooperativa, porque eles, além de recolher os lixos recicláveis, ajudam também a não prejudicar o meio ambiente. mas ainda muito pouco a porcentagem de reciclagem no nosso município.

mandrágora 3°B
 
Realmente eu desconheço essa informação de que o caminhão de coleta de lixos recicláveis passa nas casas, no texto diz que passa na Cohab III, porem faz anos que eu não vejo um caminhão de coleta dos lixos recicláveis.

CLOROFILADOS
 
Os Afavores- 3°a
Este texto foi muito importante para se esclarecer o trabalho da cooperativa e do fim dos lixos recicláveis em Sertãozinho. È uma pena que este tipo de projeto não seja divulgado para a maioria da população que por falta de conhecimento não recicla seu lixo, acreditamos que trabalhos como esses onde além de ser divulgado os projetos, podemos conscientizar ainda mais a sociedade esperando que ela comece a colocar em pratica o que vem sendo visto em relação a atitudes favoráveis ao meio ambiente como a reciclagem do lixo e aproveitamento de embalagens ciente do nosso consumo.
 
Temos que fazer esta realidade mudar 10% é um valor baixo, precisamos de reciclar mais, mas é claro que isso exige uma infraestrutura maior, por isso temos que colocar tudo em mente, parabéns pelo trabalho e informações adquiridas.

Pineapple 3ºC

 

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante. Deixe seu comentário.